sexta-feira, 24 de junho de 2011

Página Verde GeoEnsino


Página Verde GeoEnsino é um espaço que disponibiliza dicas e informações sobre a reciclagem do lixo. Sua proposta é estimular os alunos a tomarem uma postura diferenciada e crítica perante o consumo dos recursos naturais.
Preservar o planeta é um valor que pretendemos construir na sociedade, e por isso é preciso realizar ações concretas na vida da população a partir da política dos 3 R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Consumismo
Atualmente, somos bombardeados pelo consumismo, que é um conjunto de ideias que nos faz acreditar que felicidade e cidadania se atinge quando consumimos. O resultado disso é a troca frequente de aparelhos e acessórios conforme a "moda da hora" indica. Muitas vezes esses equipamentos estão em bom estado e em perfeito funcionamento, mas deixam-se de usá-los por uma questão de estética, por estar fora da moda daquele momento.
Os 3 R's
Essa é uma concepção que precisa ser combatida. O planeta não suportará se consumirmos seus recursos dessa maneira irresponsável. Precisamos colocar a política dos 3 R's: Reduzir o consumo, reutilizar tudo que possuímos antes de pensar em descartar, e reciclar todos os resíduos que produzimos.
A história das coisas é um filme que debate o consumismo desenfreado que nossa sociedade realiza, e demonstra como somos, muitas vezes, iludidos sobre o mundo em que vivemos. Ele foi produzido nos Estados Unidos, mas reflete muito o que acontece no Brasil. Sugerimos sua visualização:

O que posso fazer?
Todos nós podemos contribuir para a redução dos impactos ambientais decorrentes do consumismo. Mas ninguém muda o mundo sozinho, com uma ação individualizada. Evidente que os governos devem criar leis e políticas públicas que coloquem em prática ações que preservem a natureza e seus recursos. Cobrar dos governantes que trabalhem em prol da preservação também é uma ação  que contribui com a natureza. Se eles seguem um outro caminho, que aumenta a depredação e a poluição da natureza, nas próximas eleições precisamos lutar para que eles não sejam reeleitos.
Ações coletivas e individuais precisam atuar conjuntamente para a preservação dos recursos naturais. Na nossa casa, podemos reduzir o consumo de coisas supérfluas, reutilizar tudo o que for possível antes de se descartar, e reciclar todo o lixo possível. 

Separar o Lixo
Com relação a reciclagem, uma importante iniciativa é a separação do lixo seco do lixo úmido.
O lixo seco é formado por materiais como plástico, papel, vidro e metais que não estejam sujos ou com restos de comidas. Já o lixo úmido é formado basicamente por restos de comidas. Essa simples separação garante um aproveitamento bem maior dos materiais reciclados. Quando misturamos lixo seco com úmido, a maior parte dos materiais que poderiam ser reciclados se perdem.

Política Nacional de Resíduos Sólidos
Recentemente, o governo brasileiro tomou uma importante iniciativa. Aprovou a Lei Nº 12.305/2010, que cria a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, responsável por organizar como o nosso país deverá tratar os resíduos sólidos, ou seja, o seu lixo. Para conhecer um pouco mais sobre essa lei, você pode acessar o síte Separe o Lixo.

A seguir você pode conhecer um pouco mais sobre essa política. 


É necessário cobrarmos das autoridades políticas de nosso município o cumprimento dessa lei, e o efetivo funcionamento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, para que esta consiga transformar a atual maneira como o lixo é tratado. Não basta somente a lei, precisamos que o lixo tenha uma destino correto. Cabe a prefeitura cumprir a lei e garantir um destino adequado dos resíduos sólidos produzidos na cidade. Cada parte fazendo sua parte, a população deve separar corretamente o lixo reciclável em casa, e o poder público, recolher e encaminha-lo para a reciclagem.

Para onde levo o lixo reciclável?
Após a separação do seu lixo, você pode entregá-lo durante a coleta seletiva, organizada em Florianópolis pela Companhia de Melhoramentos da Capital. Para saber dos horários e as ruas onde ela passa, basta acessar o site da Comcap.
Além da coleta seletiva, você também pode entregar o lixo seco para os trabalhadores que coletam materiais recicláveis. Além de contribuir para a preservação dos recursos naturais você estará contribuindo com a geração de renda para esses trabalhadores.


Cores das Lixeiras
Por fim, encontramos em alguns locais, lixeiras coloridas, cada uma é destinada para um tipo de lixo diferente. Para saber o que cada cor significa, preparamos um resumo para você:



Azulpapel/papelão

Vermelhoplástico
Verdevidro
Amarelo: metal
Preto: madeira
Laranja: resíduos perigosos
Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Roxo: resíduos radioativos
Marrom: resíduos orgânicos
Cinza: resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo possível de separação

O que pode ser reciclado?
A seguir encaminhamos uma lista do que pode e do que não pode ser reciclado. Os materiais que não podem ser reciclados devem ter um destino adequado, como é o caso das pilhas e baterias. A cada ano, novas pesquisas vem criando novas utilidades para lixos que até então eram considerados não recicláveis, como são os casos dos restos de comida, óleo de cozinha, bitucas de cigarro, isopor, etc.
A lista a seguir foi retirada do site do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Papel
Recicláveis 
Folhas e aparas de papel
Jornais
Revistas
Caixas
Papelão
Formulários de computador
Cartolinas
Cartões
Envelopes
Rascunhos escritos
Fotocópias
Folhetos
Impressos em geral
Tetra Pak
Não Recicláveis 
Adesivos
Etiquetas
Fita Crepe
Papel carbono
Fotografias
Papel toalha
Papel higiênico
Papéis engordurados
Metalizados
Parafinados
Plastificados
Papel de fax
Cuidados especiais: 
Devem estar secos, limpos (sem gordura, restos de comida, graxa), de preferência não amassados. As caixas de papelão devem estar desmontadas por uma questão de otimização do espaço no armazenamento. 

Metal
Recicláveis
Latas de alumínio
Latas de aço: óleo, sardinha, molho de tomate.
Ferragens
Canos
Esquadrias
Arame
Não recicláveis
Clipes
Grampos
Esponja de aço
Latas de tinta ou veneno
Latas de combustível
Pilhas
Baterias
Cuidados especiais:
Devem estar limpos e, se possível, reduzidos a um menor volume (amassados)

Plástico
Recicláveis
Tampas
Potes de alimentos
PET
Garrafas de água mineral
Recipientes de Limpeza
Higiene
PVC
Sacos plásticos
Brinquedos
Baldes
Não recicláveis
Cabo de panela
Tomadas
Adesivos
Espuma
Teclados de computador
Acrílicos
Possivelmente recicláveis
Isopor tem reciclagem em algumas localidades
Cuidados especiais:
Potes e frascos limpos e sem resíduos para evitar animais transmissores de doenças próximo ao local de armazenamento .
  
Vidro
Recicláveis
Potes de vidro
Copos
Garrafas
Embalagens de molho
Frascos de vidro
Não recicláveis
Planos
Espelhos
Lâmpadas
Cerâmicas
Porcelanas
Cristal
Ampolas de medicamentos
Cuidados especiais:
Devem estar limpos e sem resíduos. Podem estar inteiros ou quebrados. Se quebrados devem ser embalados em papel grosso (jornal ou craft).





Nenhum comentário:

 
© 2008 Geoensino - Portal sobre o ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros